Blog

  • 03 jan 2024

    CES 2024! Primeiro Grande Evento de Tecnologia do Ano

    Fonte: Hebert Fronza | Tags: CES 2024, CES, TI, Tecnologia, Inovação

    CES 2024: O que esperar do primeiro grande evento de tecnologia do ano?

    O primeiro grande evento de tecnologia do ano vem aí; saíba o que espera da CES 2024, que acontece ainda em janeiro.

    Está chegando! A CES 2024 será o primeiro grande evento de tecnologia do ano, e falta muito pouco para os portões do Centro de Convenções de Las Vegas abrirem: o evento ocorre entre os dias 9 e 12 de janeiro.

    Quer saber o que esperar da CES 2024? Então confira abaixo algumas previsões:


    Carros elétricos em destaque

    A indústria automotiva terá participação na principal feira de tecnologia dos Estados Unidos, e os veículos elétricos devem figurar entre as principais atrações da CES 2024.

    A Honda já confirmou que levará carros elétricos para o evento, e empresas como Toyota e Hyundai também podem fazer anúncios em Las Vegas. Além dessas, certamente outras montadoras terão novidades para mostrar.

    Um tipo de tecnologia que não deve aparecer ou, se aparecer, será com pouco destaque é automação de veículos. Nada de carros que dirigem sozinho: a indústria vem deixando a ideia para trás e apostando mais em tecnologias que auxiliem o motorista, mas não chegam a substituí-lo completamente.


    PCs com inteligência artificial

    2023 foi o ano da IA, e 2024 continuará vendo novas aplicações de tecnologias de inteligência artificial sendo incorporadas em diversos tipos diferentes de produtos como os computadores.

    Empresas como Intel e AMD, as principais desenvolvedoras de processadores da atualidade, vem falando bastante de unidades de processamento neural, ou NPU, que deve ser um novo componente de PCs atuando em conjunto com CPUs e GPUs. Essas NPUs seriam responsáveis por processar tarefas relacionadas a inteligência artificial com mais eficiência.

    É possível que vejamos os primeiros computadores e notebooks com grande foco em IA sendo anunciados nesses dias de CES 2024, dando o pontapé inicial em uma nova era da computação pessoal.


    Wi-Fi 7 por todos os lados

    A próxima geração das redes Wi-Fi, o chamado Wi-Fi 7, está a caminho. Embora as especificações finais da tecnologia ainda não tenham sido definidas, é bastante provável que os primeiros produtos compatíveis com ela já sejam anunciados durante a CES 2024.

    O Wi-Fi 7 promete velocidades máximas de até 46 Gbps (mais do que o dobro das redes Wi-Fi 6/6E atuais), além do uso de duas bandas simultâneas, o que pode melhorar o sinal especialmente em casas maiores.

    Então espere produtos sendo prometidos já com compatibilidade garantida para o Wi-Fi 7, além, é claro, de roteadores com a tecnologia. Por enquanto eles devem ser restritos e caros, mas a tendência é o preço baixar nos próximos anos conforme a tecnologia ganha adoção em massa.


    Smartphones? É melhor não esperar muito

    As gigantes de telefonia não dão mais tanta importância para a CES e é fácil de entender o motivo: a Mobile World Congress ocorre no final de fevereiro em Barcelona, na Espanha. Portanto, faz sentido esperar algumas semanas para anunciar smartphones com mais destaques, sem precisar disputar espaço com produtos de outras categorias.

    Além disso, empresas com a Samsung preferem realizar eventos próprios. A linha Galaxy S24 deve ser anunciada em janeiro, em uma conferência própria da fabricante coreana e com todas as atenções voltadas para os novos dispositivos.

    Não significa que não teremos nenhum smartphone sendo anunciado durante a CES 2024, e sim que, provavelmente, não será um dos principais aparelhos do ano. Para isso, precisaremos esperar mais algumas semanas.


    O retorno da TV sem fio

    Um dos anúncios mais interessantes da CES 2023 foi feito por uma empresa pouco conhecida chamada Displace: era uma TV sem fio, que podia ser usada em conjunto com outros aparelhos para exibir imagens em telas ainda maiores.

    A Displace retornará na CES 2024 e promete mais detalhes sobre os aparelhos. A empresa levará dois modelos para a feira: um de 27 polegadas chamado Displace Mini, e um de 55 polegadas chamado Displace Flex.

    As telas sem fio contam com bateria interna que, segundo a Displace, dura um mês com uso diário de 6 horas. Além disso, elas contam com uma base externa para conexão HDMI, entre outras coisas.

    Em vez de novas tecnologias de telas, ou resoluções cada vez maiores, a próxima grande inovação das TVs pode ser a ausência de fios, o que daria muito mais flexibilidade na hora de decidir onde ela vai ficar, ou então para quando queremos simplesmente posicionar a TV em outro lugar temporariamente.

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba
nossos informativos.